5 MARIAS E MUITO MAIS

  APLICANDO A BRINCADEIRA  E SEUS CONCEITOS
abaixo as fotos dos lindos trabalhinhos de 5 Marias  feito para nossa atividade em grupo
na faculdade, cada um mais lindo que o outro e um montão de ideias de como  você pode fazer o seu
o meu grupo  decidiu apresentar uma músiquinha chamada viva mariana onde as crianças contam até 10 cantando é simples e fácil
 recomendamos crianças a partir de 3 anos
 onde vamos desenvolver as seguintes habilidades:
coordenação motora - raciocino lógico - interagir com coleguinha- aprender  a multiplicar-e contar até 10-
Podemos perceber que nem sempre as pessoas que atuam por meio de brinquedos e jogos
estão seguras quanto ao papel que devem desempenhar. Tal fato nos leva a elaborar algumas
perguntas: há necessidade de uma formação específica? O que precisamos saber para que os
espaços (seja a sala de aula, seja a brinquedoteca) não se organizem apenas em função do
consumo ou do controle das crianças? Como a mediação dos adultos pode favorecer o
exercício da autonomia e a negociação?

Desde o nascimento, as crianças são mergulhadas num contexto social. Os adultos que
convivem com elas, quando se transformam em parceiros de seus jogos e brincadeiras, muita
vezes não se dão conta da importância de cada gesto, de cada palavra, de cada movimento.

A brincadeira é uma forma privilegiada de aprendizagem. Na medida em que vão crescendo,
as crianças trazem para suas brincadeiras o que vêem, escutam, observam e experimentam.
Estas ficam ainda mais interessantes quando os diversos conhecimentos a que tiveram acesso
podem ser combinados. Nessas combinações, muitas vezes inusitadas aos olhos dos adultos,
as crianças revelam suas visões de mundo, suas descobertas.

Existem dimensões funcionais e simbólicas inscritas no brinquedo. Podemos compreender
essas dimensões a partir do material de que foi fabricado, da forma e/ou desenho, da cor, do
aspecto tátil, do cheiro e dos sons nele encontrados. Que conhecimentos podem ser revelados
por meio dos brinquedos e materiais lúdicos oferecidos às crianças? O que indicam os
brinquedos que compõem os acervos das creches e das escolas? Como estão arrumados? Que
propostas lúdicas podemos encontrar?

O que é a brincadeira?  O que está em jogo quando a criança brinca? A brincadeira é um
processo de relações entre a criança e o brinquedo e das crianças entre si e com os adultos. O
ato de brincar é muito importante para o desenvolvimento integral da criança. As crianças se
relacionam de várias formas com significados e valores inscritos nos brinquedos. Existem
várias possibilidades de brincar: solitariamente; em grupo; entre crianças de idades diferentes;
entre adultos e crianças; de adultos entre si. Existem diferenças também entre: brincadeiras
organizadas   pelas   próprias   crianças;   brincadeiras   tradicionais;   jogos;   atividades   lúdicas
propostas pelo adulto, com conteúdos específicos a serem atingidos. Como garantir o espaço e
o tempo para que as diversas modalidades de brincar aconteçam? A escola tem garantido o
direito da criança à brincadeira? Quais são os desafios e as possibilidades?
DEBORTOLI, J. A. Educação Infantil e conhecimento escolar. In: Carvalho, A. [et al]
(orgs.)  Brincar(es).   Belo   Horizonte:   Ed.   UFMG;   Pró-Reitoria   de
Extensão/UFMG, 2005.
GUSMÃO, D. Cartas para ti. PUC-Rio, mimeo, 2006.
PEREIRA, E. T. Brincar e criança. In: Carvalho, A. [et al] (orgs.) Brincar(es). Belo
Horizonte: Ed. UFMG; Pró-Reitoria de Extensão/UFMG, 2005.

música usada para brincadeira

Mariana conta 1
Mariana conta 1: é 1, é 1, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana

Mariana conta 2
Mariana conta 2: é 1, é 2, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana

Mariana conta 3
Mariana conta 3: é 1, é 2, é 3, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana

Mariana conta 4
Mariana conta 4: é 1, é 2, é 3, é 4, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana

Mariana conta 5
Mariana conta 5: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana

Mariana conta 6
Mariana conta 6: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana

Mariana conta 7
Mariana conta 7: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 7, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana

Mariana conta 8
Mariana conta 8: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 7, é 8, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana

Mariana conta 9
Mariana conta 9: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 7, é 8, é 9, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana

Mariana conta 10
Mariana conta 10: é 1, é 2, é 3, é 4, é 5, é 6, é 7, é 8,
é 9, é 10, é!
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
http://www.galinhapintadinha.com.br/letras/mariana
agora as fotos dos trabalhinhos da turma de pedagogia do 1° e 2° semestre
  Universidade Cruzeiro do Sul Analia Franco -sp

Nenhum comentário:

Postar um comentário